Como o Big Data pode melhorar o mercado de logística

Big Data é um poderoso sistema de processamento de dados utilizado pelos logísticos, que permite com que as empresas compartilhem suas informações com toda a cadeia de suprimentos. O conceito de Big Data é definido pela otimização do processo de logística, através da coleta de informações e estatísticas de clientes, que são transformados em insights para futuros negócios.

Os dados analisados são divididos em três conceitos: velocidade, variedade e volume. O Big Data leva em consideração esses três fatores e processa tais informações em tempo real. Ele é sensível a fatores como tempo, contexto e volume de conteúdo informado, além de ter a capacidade de avaliar uma grande quantidade de elementos de forma precisa.

A análise de Big Data pode ser aplicada em diversas áreas da cadeia de suprimentos e do processo de logística. Entretanto, uma operação da logística em particular tem chamado a atenção de agentes de carga e empresas de frete – a etapa da última milha ou last mile delivery.

logo-logistics-tech-dec-sem2-09

O sistema oferece a oportunidade de mudar e melhorar os processos internos e controlar melhor os fatores externos, tanto do ponto de vista do negócio, como do cliente.

Do ponto de vista empresarial, o Big Data melhora o serviço operacional em três aspectos diferentes:

logo-logistics-tech-dec-sem2-05

Do ponto de vista do cliente, Big Data contribui para melhor a sua experiência com a empresa, a medida em que:
logo-logistics-tech-dec-sem2-07

Todos esses benefícios mostram que a tecnologia de Big Data é um investimento que provavelmente trará um retorno positivo para as empresas de logística nas operações de última milha ou last mile, dentre muitos outros.

Para ler mais conteúdos sobre tendências e tecnologias de logística, mantenha-se atualizado no blog da LoGo.

Se inscreva em nossa newsletter através da barra lateral e aprenda tudo sobre marketing e inovações em logística.

Thais Faria

Publicitária, com MBA em marketing pela FGV, Thais Faria tem uma década de experiência em marketing. Trabalhou em segmentos como construção cívil e pesquisa de mercado até encontrar o desafio de entregar marketing de qualidade e que gerasse reais resultados para empresas de logística. Junto a seus dois sócios, fundou a LoGo - Logistics Marketing em 2015, a primeira agência de marketing especializada no mercado de logística, e de lá para cá, foram mais de 800 projetos entregues para clientes de mais de 45 países diferentes. Hoje, Thais, segue a frente da equipe de atendimento e produção da LoGo, garantindo a qualidade da entrega a cada um de seus clientes e mantendo a LoGo sempre a frente das tendências do mercado.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.