8 dicas de como gerenciar uma transportadora e obter sucesso

como gerenciar uma transportadora e ter sucesso

Os serviços de logística são essenciais para assegurar o bom funcionamento de todas as atividades executadas por uma empresa. No âmbito da logística, as transportadoras se destacam como um alicerce fundamental para fazer a conexão entre produtos e clientes finais. Por isso, elas possuem um papel de grande responsabilidade. Mas em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, como gerenciar uma transportadora e obter sucesso?

 

No post de hoje, vamos dar algumas dicas práticas para que você possa melhorar os processos da sua empresa transportadora, desde o planejamento até a execução. Confira!

 

Como gerenciar uma transportadora de maneira efetiva

 

1 – Contrate funcionários capacitados

 

O setor de logística é bem singular, e sabemos que não é para qualquer pessoa trabalhar nessa área. Por isso, tenha certeza que sua empresa está cercada de profissionais que tem o perfil correto. Eles precisam, principalmente, ser dinâmicos e proativos para lidar com os possíveis imprevistos. Além disso, tenha certeza que cada trabalhador é capacitado para operar o seu equipamento em questão.

Realizar treinamentos com frequência também é uma ótima maneira de manter seus funcionários sempre atualizados. Mantenha-os informados sobre as novas tecnologias e como lidar com situações de risco. É importante entender que cada trabalhador é uma peça da engrenagem da sua empresa, e para que ela funcione, eles precisam de atenção.

 

 

2- Planeje os carregamentos

 

Para que tudo ocorra bem, planeje todas as suas demandas. Faça uma planilha com todos os clientes do mês, as mercadorias, os dias que precisarão ser entregues, as rotas… assim, você consegue mensurar qual transporte será mais adequado para cada carga e evita também que você aceite serviços sem ter como transporta-los.

Outro ponto importante é conhecer seus clientes e como eles atuam no mercado. Por exemplo, se a Coca-Cola contrata seus serviços e você sabe que ela está criando um produto novo, é importante se programar para que você possa oferecer a ela o frete desses produtos. Assim, além de mostrar-se interessado, você evita ser pego de surpresa e, novamente, não ter transportes suficientes para a demanda do cliente.

 

 

3- Organize o estoque

 

Pensando em como  gerenciar uma transportadora, é fundamental organizar seus estoques. Como fazer isso? Organize e registre todas as cargas: quantidade, peso, custo unitário, custo total, rota… esse controle vai prevenir que a mercadoria se perca ou que aconteça algum emprevisto. Ademais, se o imprevisto ocorrer, fica mais fácil localizar a carga e resolver o problema.

Um estoque bem organizado também auxilia na prevenção de acidentes, por isso, é fundamntal deixar todos as cargas em seu devido lugar. É importante também sinalizar os corredores onde tiverem cargas, para que nenhum funcionário corra riscos ao transitar no local.

 

 

 

4- Tenha cuidado com os locais onde são armazenados os produtos

 

A função primordial da transportadora é cumprir a entrega dos produtos de maneira eficaz e segura. Por isso, é importante ter muita cautela com o local onde serão armazenadas as mercadorias. Certifique-se que o local escolhido tem espaço suficiente, sistema de monitoramento e segurança 24 horas, sistema contra incêndios, equipamentos adequados para movimentação e estrutura condizente com o armazenamento dos produtos.

Outro ponto importante é a amplitude do espaço: o ideal é que o local tenha uma capacidade maior, assim caso a demanda aumente você terá disponibilidade para amplia-lo.

 

 

5 – Monitore seus transportes

 

Uma das grandes reclamações dos clientes em relação ao setor de logistícas é de, muitas vezes, não saberem aonde estão suas mercadorias. Tudo bem que as vezes o transporte pode atrasar por razões não controláveis, mas fica muito mais fácil contornar essa situação quando você consegue dar um retorno e uma previsão para o cliente. Por isso, utilize algum sistema para monitorar onde está cada carga. Uma opção é colocar um rastreador nos transportes.

 

 

6 –  Faça gestão de riscos

 

Essa é uma das dicas mais importantes para gerenciar uma transportadora. O setor de transportes está muito vulnerável à  imprevistos desagradáveis e o melhor a fazer é precaver-se. Por isso, use e abuse das planilhas. Registre seus veículos, suas rotas e todos os possíveis problemas que podem haver. Assim, fica mais fácil resolve-los sem prejudicar sua companhia e o cliente.

Em um exemplo prático, imagine que você tem um motorista que faz sempre o mesmo caminho para transportar mercadorias para o Sul. Contudo, esse caminho agora está passando por uma obra. Logo, faça uma pesquisa sobre quanto tempo a mais a carga demorará para chegar ao destino final. Depois, meça se esse tempo vai lhe causar prejuízo, e caso a resposta seja positiva, trace outras rotas possíveis para o carregamento.

 

 

7 – Faça um balanceamento do seu desempenho

 

Para entender o que está bom e o que você pode melhorar na sua empresa crie alguns critérios para que você possa medir em quais pontos ela está se saindo bem e em quais precisa melhorar. Alguns itens que você pode usar são: cargas entregues na data correta; transportes que deram defeito; clientes que fecharam negócio novamente; clientes perdidos… etc.

 

 

 

8- Conte com a ajuda do marketing

 

Você já deve ter ouvido falar que a “propaganda é a alma do negócio”, não é mesmo? E com as transportadoras não poderia ser diferente. Uma das maneiras de promover a sua empresa afim de atingir sucesso e reconhecimento é através do marketing para transportadoras. Utilizando a estratégia correta, é possível prospectar e estreitar a relação com os clientes, além de encurtar o caminho da jornada de compras.

 

 

Quer saber mais sobre como gerenciar uma trasportadora e obter sucesso?

 

Nós, da LoGo, somos especialistas em marketing voltado para empresas de logísticas. A partir do desenvolvimento da estratégia correta,construímos um portfólio de inúmeros projetos de marketing bem-sucedidos de transportadoras que se destacaram no mercado. Quer ver?

Preencha o formulário abaixo para conferir alguns dos nossos cases de sucesso:

Luiza Lima

Luiza Lima sempre gostou de escrever e de se comunicar. Movida por essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplica-las no mercado, principalmente o de logística.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.