Estratégia logística: 5 erros que você pode estar cometendo

estrategia logistica

Investir na eficiência dos seus processos logísticos é fundamental para diferenciar a sua empresa das demais. Em outras palavras, diante de um mercado tão competitivo, a melhor forma de fidelizar clientes à sua marca e fazer com que a sua empresa seja vista como autoridade em sua área de atuação é através da prestação de serviços logísticos de primeira-classe. Mas, é claro, isso envolve o desenvolvimento de uma estratégia logística impecável.

Embora pareça fácil, otimizar os seus processos logísticos pode ser um grande desafio.  Na verdade, existem alguns erros simples que podem impedir a sua empresa de atingir o seu pleno potencial no mercado. Confira os principais erros que você deve evitar ao construir uma estratégia logística!

 

5 erros para evitar ao construir sua estratégia logística

 

1- Não investir em tecnologia

 

O melhor de se viver na era multi-channel é poder usufruir de vários sistemas, aplicativos e softwares para otimizar a sua gestão logísticaCom tantas opções de tecnologia disponíveis, é um grande erro não investir na modernização do seu negócio através da implementação de avanços como o monitoramento de transporte e armazéns em tempo real.

 

2- Pouca visibilidade do inventário

 

Uma das maneiras mais comuns de ter problemas ao gerenciar os processos de logística da sua empresa deve-se a incapacidade de acessar informações completas de inventário quando é preciso. Felizmente, existem muitas ferramentas de administração de inventário que podem simplificar o gerenciamento dos seus estoques e permitir que você mantenha todos os clientes informados sobre a movimentação de suas mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos.

 

3- Estratégia logística inflexível

 

Ao construir uma estratégia de logística, é imprescíndivel considerar o impacto que o crescimento ou diminuição da produção terá em todos os processos operacionais de sua cadeia de suprimentos. Contar com uma estratégia logística que não seja adequada ao seu potencial de escalabilidade é um erro que pode resultar na falta de recursos, caso você enfrente picos de vendas ou demandas flutuantes em determinada época do ano. 

 

4- Falta de terceirização

 

Alguns empresários optam por lidar com todos os seus processos logísticos internamente. No entanto, isso requer contar com frota e armazéns próprios, além de uma equipe dedicada de profissionais de logística, podendo resultar em mais despesas para sua empresa e menor produtividade do setor logístico (considerando a força de trabalho limitada).

Portanto, especialmente ao lidar com demandas flutuantes, é ideal contar com alguns fornecedores externos de logística. Ao lado dos parceiros certos, você otimizará os custos operacionais do seu negócio e terá acesso a profissionais experientes e instalações de última geração para acomodar a estratégia logística da sua empresa.

 

5- Equipe despreparada

 

Outro erro comum quando se trata de construir uma estratégia logística eficaz é não treinar os seus profissionais para lidar adequadamente com todas as operações desenvolvidas pela sua empresa. Afinal, o segmento de logística está em constante evolução, e a sua equipe não pode ficar para trás.

Embora a tecnologia possa ajudá-lo na execução de muitos processos, sua equipe deve ser constantemente instruída sobre como usar e operar cada novo sistema que você decidir implementar. Por isso, tente estabelecer atividades de treinamento como parte da rotina de trabalho de sua empresa e certifique-se de que seus funcionários estejam sempre cientes das novas tendências do setor. Adicionalmente, prepare-os para lidar com todos os problemas que a cadeia de suprimentos de sua empresa pode vir a  enfrentar.

 

Bônus: não subestime o poder do marketing!

 

Além de todos os erros que listamos acima, outro fator que pode comprometer a sua atuação é não investir em marketing. Isso mesmo! Somente através de uma estratégia personalizada de marketing logístico, a sua empresa pode ter um desempenho ainda maior em geração de vendas.

Faça o download do Ebook “Top Cases de Marketing Logístico” e veja como ajudamos algumas empresas de logística internacional a alcançarem os seus objetivos através do desenvolvimento de soluções de marketing especializadas!

 

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA ACESSAR O MATERIAL:


Ana Clara Rodrigues

Graduada em Jornalismo e apaixonada pela escrita, Ana Rodrigues possui amplo conhecimento na criação de conteúdo relevante para o mercado de logística internacional e muitas outras áreas. Como parte da sua trajetória, já trabalhou com produção jornalística no Brasil e nos Estados Unidos, até que decidiu seguir o caminho do marketing digital e começou a atuar como redatora. Há quase 3 anos, Ana vem ajudando empresas de logística de todo o mundo a se destacarem através da publicação de conteúdo especializado em diversas plataformas.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.