Estratégias para aumentar as vendas de empresas de logística

Se você trabalha com comércio, sabe o quanto é importante ter uma boa estratégia para aumentar as vendas. Contudo, sabemos que nos dias atuais essa tarefa não é nada fácil. O consumidor está mais exigente e é cada vez mais difícil se manter como a empresa número um na mente dos clientes.

No ramo de logística, manter as vendas em ascenção pode ser ainda mais desafiador. Além de um mercado competitivo, empresas desse setor tem a tarefa de facilitar a vida de seus clientes e, por isso, é preciso deixá-los satisfeitos. Esperamos, com esse post, ajudá-lo a aperfeiçoar sua estratégia para aumentar as vendas e se destacar no mercado.

 

Dicas de como construir uma boa estratégia para aumentar as vendas

 

Treine o seu time comercial

 

Tenha em mente que seus vendedores são a plataforma de acesso dos seus clientes aos seus negócios. Por isso, é preciso que eles sejam treinados e qualificados para atender os consumidores. Esses profissionais devem conhecer a fundo o público-alvo e as particularidades do setor. Uma boa opção é realizar workshops, visitas à fabrica dos clientes e outras dinâmicas que façam com que os vendedores entendam todo o processo operacional realizado pela sua empresa.

 

Aumente o ticket médio

 

Uma maneira eficaz de otimizar a sua estratégia para aumentar as vendas é tentar elevar o ticket médio do seu negócio, ou seja, a sua margem de lucro por venda. Você deve estar se perguntando como fazer isso.

Mais uma vez, se faz necessário os bons vendedores: eles precisam estar aptos a não só aumentar a sua cartela de clientes, como também o volume de serviços prestados para cada um deles. Para isso, devem ter um entendimento profundo dos serviços da sua empresa e saber sugerir aqueles que podem ser interessantes para o consumidor em cada momento. Em um exemplo prático, o seu time comercial pode tentar tornar um serviço pontual de frete rodoviário em uma solução de logística integrada para determinado cliente, utilizando argumentos como a praticidade de concentrar todas as suas necessidades com um mesmo provedor.

 

Saiba explorar o seu diferencial

 

Operando em um setor tão competitivo quanto o de logística, você deve sempre buscar formas de se destacar frente à concorrencia. Uma das maneiras de fazer isso é entender seus pontos fortes e tentar destacá-los com todas as forças. Se sua companhia investe em tecnologia e transportes modernos, por exemplo, deixe isso bem claro para os seus clientes. Se é o caso de uma empresa compromissada com o meio ambiente, mostre aos consumidores que eles estão ajudando uma causa ao fechar o negócio com você. Conheça suas armas e utilize-as ao seu favor!

 

Tenha um bom relacionamento com seus consumidores

 

Não existe ninguém que não goste de ser bem atendido, não é mesmo? Por isso, tente construir uma boa relação com os seus clientes. Se possível, tenha uma equipe de suporte para responder à dúvidas que possam surgir e auxiliar em tudo que você puder. Quanto menos dificuldades o cliente encontrar no seu processo, mais feliz e satisfeito ele ficará!

Na logística, essa afirmativa é ainda mais verdadeira. Afinal, para manter a lucratividade da sua empresa em alta, nada como manter os seus clientes a longo prazo e ter pessoas que possam indicar para outras empresas. Boca a boca é uma ótima forma de marketing!

 

Recupere clientes

 

É uma conta simples: se você aumentar suas vendas com novos clientes e manter os antigos, estará em um saldo positivo. Por isso, tente entender qual foi a razão que fez algum consumidor abandonar a sua empresa. Uma boa ferramenta para esse rastreamento é a equipe de suporte mencionada anteriormente. Atravéz dela você pode identificar problemas recorrentes e tentar soluciona-los ou até mesmo falar diretamente com a pessoa e pedir um feedback da sua atuação a fim de identificar pontos de melhoria.

 

Esteja atento às mudanças do mercado

 

Não adianta olhar só para o interior e não estar antenado ao mercado. Atualmente, o mundo sofre mutações quase que cotidianas, e é preciso entendê-las para saber como é possível se adaptar. Atenção: por mercado não estamos falando somente do setor de logística, mas de uma atmosfera total. Pesquise sobre as novas redes sociais, vocabulários mais usados, novas tecnologias, ferramentas… tudo se torna um prato cheio quando você domina os meios!

 

Não ignore a força do marketing

 

O marketing é a ciência das vendas. Logo, não existe nenhuma ferramenta mais eficaz quando se trata de prospectar consumidores. A partir do marketing logístico, é possível estudar e triar todos os pontos fortes e fracos da sua companhia e transformar as conclusões em um branding eficaz.

Se você tem interesse em saber mais sobre como podemos te auxiliar, preencha o formulário abaixo. A LoGo é a primeira agência de marketing especializada no mercado de logística e não mediremos esforços para fazer com que sua empresa seja uma referência no mercado!

Entre em contato conosco agora mesmo:

Luiza Lima

Luiza Lima sempre gostou de escrever e de se comunicar. Movida por essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplica-las no mercado, principalmente o de logística.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.