Como funciona a logística da AMBEV?

Ambev

Esse artigo é para você, que já se pegou questionando sobre como funciona a logística da AMBEV. Uma das maiores empresas do Brasil, a Ambev não mede esforços para se manter em constante evolução. A empresa surgiu em 1999, após a fusão das cervejarias Brahma e compania Antartica, proporcionando uma maior competitivade no mercado brasileiro e se tornando uma das maiores do mundo.

Por isso, vamos contar para você um pouco sobre como funciona a estratégia dessa companhia que conta com uma cadeia de produção de aproximadamente 6 milhões de pessoas e possui um sistema de logistíca que é referência em inovação e produtividade.

 

Afinal, como funciona a logística da Ambev?

 

Os produtos da Ambev passam por uma operação logística de grande escala antes de chegar ao consumidor final. A área de logística da companhia trabalha em toda a cadeia de valor – da gestão aos armazéns e transporte de insumos até a distribuição final do produto.

São utilizados diferentes modais de transporte: marítmo,ferroviário e, principalmente, rodoviário. Contudo, algumas vezes faz-se necessário recorrer ao transporte aéreo. Quanto ao número de frotas de caminhão, a Ambev possui uma das maiores do país: são 3.100 veículos de empresas terceirizadas.

Chegando nas fábricas, todos os insumos são estocados em armazéns, que funcionam, na maioria das vezes, durante 24 horas. Além disso, todas as fábricas contam com silos (benfeitorias agrícolas) para armazenagem dos produtos. Ao todo, são 500 empilhadeiras nas fábricas.

A distribuição é dada nos Centros de Distribuição da Ambev e nas 165 revendas terceirizadas. Para que você tenha uma ideia do quanto o serviço é complexo, são aproximadamente dois milhões de pontos de venda em 14 países, sendo um milhão destes somente no Brasil.

Por se tratar de uma cadeia extensa, a empresa investe continuamente em tecnologias. As entregas contam, por exemplo, com um suporte de softwares de gestão online que permitem cortar os custos e reduzir a emissão de gás carbônico.

 

Logística verde

 

A Ambev é uma empresa muito preocupada com o meio ambiente. O Programa da Frota Compartilhada reduz os impactos ambientais e, em 5 meses, a empresa já evitou a emissão de quase duas toneladas de CO².

Para isso, a empresa utiliza uma tecnologia para aumentar a eficiência do transporte de matéria primas, insumos e produtos, reduzindo o consumo de óleo diesel.

Mas afinal, o que é o programa de frota compartilhada? Esse programa, criado pela própria Ambev, faz com que caminhões, que antes retornavam vazios, passassem a transportar carregamentos de cargas parceiras.

Assim, a Ambev decidiu implantar o transporte colaborativo em toda a sua cadeia, como parte do investimento em Logística Verde. A operação é viabilizada pelos software Tracking e TMS (tranportation management system). O Tracking visualiza, em tempo real, o trajeto dos veículos e corrige problemas que possam vir a aparecer durante a rota. Já o TMS é responsável por analisar a possibilidade de compartilhar uma frota.

Além disso, a Ambev se preocupa muito com a idade média da sua frota. Geralmente, os veículos da empresa tem, em média, 3,5 anos, enquanto no mercado essa média é de 20 anos.

 

 

As operações de logística da Ambev na prática

 

Dentre os investimentos em tecnologia desenvolvidos pela Ambev, um deles merece muito destaque: o Tech Safety. Esse software rastreia e monitora veículos e traça o perfil de seus condutores, identificando comportamentos críticos de pilotagem. A partir dele, foi possível reduzir em 72% os acidentes de operação dos últimos três anos.

A fase de testes do Tech Safety começou com motocicletas no ano dee 2010. As motos na Ambev são usadas para visitar os pontos de venda diariamente. Em agosto de 2012, todas as motos da companhia já estavam com a tecnologia instalada. Naquele ano, o Tech Safety foi responsável por uma redução de 34% dos acidentes.

Com o Tech Safety os supervisores das equipes passaram a receber relatórios diários que mostravam problemas como excesso de velocidade, frenagens e acelerações bruscas. Assim, tornou-se possível fazer um perfil do condutor com o índice de erros, além de um monitoramento periódico constando todos os descuidos.

Em 2014, o Tech Safety foi expandido para os carros e, hoje, está funcionando em quase todos os automóveis da frota da empresa (desde os terceirizados até os internos). A partir da identificação de comportamentos de risco e das correções realizadas, houve ainda uma economia de verbas que seriam gastas nas infrações cometidas, devido à uma redução de 95% das multas de transito.

Vale destacar que antes de serem contratados, os motoristas da Ambev passam por um treinamento obrigatório que é, inclusive, refeito todos os anos. Entretanto, o Tech Safety proporcionou a possibilidade de treinamentos mensais para aqueles condutores que precisam de um auxílio maior.

A partir de um relatório periódico, os gestores da companhia oferecem ações de conscientização sobre a segurança do condutor e dos ajudantes. Além disso, a Ambev também investe em treinamentos de direção defensiva em todas as unidades do país, com partes práticas e teóricas.

Como resultado do trabalho envolvendo a frota de caminhões, carros e motos, houve uma redução de 86% no número de infrações no último ano.

 

 

Nem só da logística vem o sucesso da Ambev…

 

Como você deve ter percebido, a Ambev é uma empresa que podemos, claramente, considerar como bem sucedida no seu ramo. Entretanto, será que seu valor está atrelado apenas à sua estratégia de logística? Com certeza não.

A Ambev é também uma companhia conhecida por buscar inovações na área do marketing e se adaptar aos novos canais, usando, por exemplo, muito do ambiente digital e das tendências do mercado. Isso nos mostra como é importante atentar-se não só ao processo estrutural logístico da sua empresa, mas também da imagem e da força de marca que ela transmite aos clientes.

Para te ajudar com esse processo, desenvolvemos um material focado nas estratégias online para o marketing de logística.

O ebook é gratuito e pode ser baixado agora mesmo. Basta preencher o formulário abaixo:

 


Luiza Lima

Luiza Lima sempre gostou de escrever e de se comunicar. Movida por essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplica-las no mercado, principalmente o de logística.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.