Logística reversa e sustentabilidade: Benefícios para o marketing do negócio

logística reversa e sustentabilidade

Em uma sociedade que preza tanto pela sustentabilidade, empresas que assumem uma postura ecologicamente correta definitivamente saem na frente da concorrência. Há diversas formas de tornar o seu negócio mais sustentável, mas no post de hoje vamos falar especificamente da logística reversa.

Já imaginou a quantidade de resíduos provenientes da fabricação de produtos como eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, móveis ou qualquer outro tipo de mercadoria? Esses resíduos nem sempre possuem uma destinação correta, e acabam contribuindo para a degradação do meio ambiente.

A logística reversa veio para mudar esse cenário e fazer com que empresas não trabalhem apenas em prol da sua lucratividade, como também contribuam para uma sociedade mais sustentável.

Afinal, o que é logística reversa?

Esse conceito, que está cada vez mais presente nos processos de grande empresas do Brasil e do mundo, consiste no reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais visando a preservação ambiental.

Em termos gerais, indústrias que adotam esta prática desenvolvem ações e procedimentos para viabilizar a coleta e restituição de resíduos em seu setor produtivo. Além de otimizar custos com matéria-prima, o reaproveitamento de insumos em diferentes ciclos de produção também reduz o impacto ambiental causado pelo descarte excessivo desses materiais.

Já quando não é possível reutilizar algum insumo, a logística reversa também prevê que a empresa determine uma destinação ambientalmente adequada para o mesmo.

Mas se essa é uma prática que deve ser adotada no setor industrial, de que forma ela envolve uma empresa de logística? Pois bem, é preciso entender como as áreas produtivas e de transporte estão completamente interligadas.

Negócios de logística executam papel fundamental, tanto para que a matéria-prima chegue a um centro de produção, quanto para que o produto final chegue aos clientes/pontos de venda e os insumos sejam descartados de forma correta.

Portanto, para implantar um sistema eficaz de logística reversa, é necessário ter uma divisão clara de responsabilidades entre uma empresa e o seu provedor logístico. Ambas devem entender como essas práticas podem contribuir para a qualidade do serviço entregue e a sua reputação no mercado.

Logística reversa e sustentabilidade como estratégia de marketing

Vivemos em um cenário em que o cliente final está cada vez mais exigente com as marcas que escolhe consumir. A partir de uma estratégia bem pensada de logística reversa, você não estará apenas beneficiando a sociedade, como também a própria imagem da sua empresa perante o público.

É simples: basear o seu processo produtivo em estratégias que promovem a sustentabilidade resulta na produção de mercadorias de maior valor agregado. As suas mercadorias serão valorizadas não apenas por sua qualidade, como por terem sido produzidas de forma sustentável.

Portanto, incorpore às suas práticas de logística reversa e sustentabilidade como parte da estratégia de comunicação e marketing do seu negócio. Assim, além de contribuir para o meio ambiente, você também estará fortalecendo a sua marca e deixando-a mais competitiva.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Se você quiser saber mais formas de melhorar a estratégia logística da sua empresa, clique aqui e confira 5 erros que você pode estar cometendo e como evitá-los!

Ana Clara Rodrigues

Graduada em Jornalismo e apaixonada pela escrita, Ana Rodrigues possui amplo conhecimento na criação de conteúdo relevante para o mercado de logística internacional e muitas outras áreas. Como parte da sua trajetória, já trabalhou com produção jornalística no Brasil e nos Estados Unidos, até que decidiu seguir o caminho do marketing digital e começou a atuar como redatora. Há quase 3 anos, Ana vem ajudando empresas de logística de todo o mundo a se destacarem através da publicação de conteúdo especializado em diversas plataformas.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.