Marketing para despachantes: como aumentar as vendas

Marketing para despachantes

O tempo é, sem dúvida alguma, uma das coisas mais preciosas hoje em dia. Por isso, profissões que podem fazer as pessoas economizarem tempo tendem a crescer mais e mais. Essa é uma grande razão pela qual os despachantes são altamente valorizados no mercado de logística: eles facilitam e agilizam os processos alfandegários. No entanto, o alto valor também traz concorrência e, para ter um bom desempenho de vendas, é necessário destacar-se dos concorrentes. Para isso, investir em um marketing para despachantes pode te ajudar.

Com a estratégia certa, é possível prospectar novos clientes e manter os antigos. Então, neste post, vamos ajudá-lo a construir uma campanha de marketing para despachantes, compartilhando algumas dicas úteis. Confira!

Dicas de marketing para despachantes

1- Conhecimento do público é o primeiro passo

Segmentar o público corretamente envolve saber quem é seu público principal e o que o interessa. Esta informação será o que ajudará você a construir a persona do seu negócio.

Depois de fazer isso, use ferramentas como SEMRush ou Ferramenta de palavras-chave para descobrir quais são as palavras-chave mais frequentemente usadas pela sua persona ao pesquisar um serviço fornecido por você. A partir desse conhecimento, você pode criar conteúdo e construir sua estratégia de marketing (em torno dessas palavras). Isso o ajudará a alcançar seu alvo de uma maneira mais fácil e eficaz.

2- Contrate uma empresa para desenvolver sua identidade de marca

Como o mercado é muito competitivo, sua identidade de marca ajudará sua empresa a se destacar de outros despachantes. Um logotipo adequado para o seu tipo de negócio, por exemplo, contribuirá para que você tenha mais credibilidade.

Mas atenção: ao contratar uma empresa para construir sua identidade de marca, é importante escolher uma que entenda totalmente suas necessidades. Afinal, a identidade visual é a parte mais forte do seu negócio e conta uma história, que precisa ser consistente e coerente com seus clientes e prospects. A melhor opção é contar com a assistência de uma agência com expertise em marketing logístico, como a LoGo.

Um dos casos de sucesso da LoGo é a identidade visual desenvolvida para a Primo. A empresa de frete sentiu que seu logotipo estava desatualizado e sem atrativos. Por isso, nos contrataram para renová-lo completamente, tornando-o mais moderno e coerente com a situação atual de seus negócios.

3- Crie um site poderoso

O tempo em que os despachantes precisavam usar estratégias off-line para se promover acabou. Hoje, o seu principal canal de comunicação e marketing será o seu website, que precisa ser informativo, fornecer aos usuários uma boa experiência e uma maneira fácil de conhecer sua equipe. Além disso, também deve ser coerente com a identidade da sua marca.

Um bom exemplo é o site da IOR da GCE. Nós, da LoGo, criamos um site completamente focado em seu segmento! É informativo, simples de navegar e com um layout intuitivo que leva os clientes diretamente a agir e solicitar cotações.

4- Use o Google AdWords

Ao trabalhar com o Google AdWords, sua empresa pode ser facilmente encontrada pelos clientes em potencial. Essa ferramenta permite que você publique anúncios pagos que aparecerão na primeira página do Google quando alguém pesquisar por um dos serviços fornecidos pela sua empresa.

Por exemplo, se alguém pesquisar um despachante em Nova York e você operar nesse mercado, sua empresa aparecerá como um dos principais resultados sem precisar se classificar bem organicamente.

5- Use mídia social

A mídia social também é uma ótima ferramenta para gerar lealdade e se aproximar de seu público-alvo. Crie páginas para anunciar seus serviços no Facebook e LinkedIn. Além da divulgação, essas plataformas também atuam como canais de suporte, onde você pode falar diretamente com seus clientes, mantendo-os atualizados sobre o que está acontecendo e vice-versa.

Em um cenário b2b, a mídia social aperta os laços entre sua empresa e outros negócios, formando uma ponte de comunicação. No entanto, se você deseja gerar mais engajamento, lembre-se de manter suas páginas constantemente atualizadas com conteúdo interessante.

6- Realce seus principais diferenciais

Como já mencionamos, as pessoas que contratam despachantes têm duas coisas em mente: economizar tempo e tornar seus processos aduaneiro mais eficientes.

Portanto, não se esqueça de destacar em suas redes sociais e site o quão rápido você está nos processos. Além de, é claro, enfatizar o conhecimento e a experiência da sua empresa. Isso lhe dará credibilidade sobre os concorrentes.

7- Satisfação significa retorno

Sempre que você atender um cliente, esteja interessado em seu feedback. Envie uma mensagem, ligue para eles e veja se seus serviços foram capazes de atender às suas expectativas em termos de eficiência e agilidade. Isso fará com que eles se sintam bem e provavelmente se lembrarão de você quando precisar de assistência futura.

Precisa de ajuda para criar sua estratégia de marketing para despachantes?

Se você sentir que poderia usar alguma ajuda para construir uma estratégia de marketing poderosa, entre em contato conosco! A LoGo reúne especialistas em marketing para logística com foco em qualidade e resultados.

Temos a expertise que sua empresa precisa para se destacar porque sabemos exatamente como funciona o mercado de logística!

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com mais informações:

Luiza Lima

Luiza Lima sempre gostou de escrever e de se comunicar. Movida por essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplica-las no mercado, principalmente o de logística.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.