Marketing para transportadoras: Tudo que você precisa saber para ter sucesso

marketing-para-transportadoras

No mercado capitalista, a competição entre as empresas está cada vez mais feroz. No setor de logísticas, não é diferente. Contudo, há uma forma de fazer com que sua empresa se destaque frente às outras: através do marketing para transportadoras. A partir dele, é possível agregar valor e força à sua marca, se diferenciando das demais.

Ter uma estratégia voltada diretamente para o setor de logística aumenta consideravelmente a visibilidade da sua empresa, a prospecção e o relacionamento com os clientes; além de encurtar o caminho da jornada de compra (ou seja, seus consumidores chegarão mais rápido até você).

Um dos exemplos de sucesso no marketing para transportadoras é a empresa Maxitrans (empresa brasileira de transportes). Por intermédio de uma estratégia de marketing de conteúdo, a empresa passou a ter um aumento de 17% no número mensal de visitantes do site, sendo 42% dos acessos provenientes do blog.

 

Como fazer um marketing para transportadoras efetivo?

 

Conheça seu mercado

É muito importante conhecer o mercado no qual você está inserido. Se você consegue compreender qual é seu público e quais estratégias são usadas pelos seus concorrentes, fica mais fácil desenvolver formas de se comunicar e de se diferenciar.

Você pode, por exemplo, dar uma olhada em uma pesquisa desenvolvida anualmente pela Freightos que analisa vários aspectos e tendências do mercado de logística. A partir desse estudo, é possível observar em que aspectos o mercado como um todo precisa melhorar, e com isso criar oportunidades para a sua empresa.

 

Defina seus objetivos

Esse item também é muito importante para que tudo ocorra como o esperado. É preciso se questionar sobre o que você pretende alcançar com as suas expectativas. Algumas das opções são: se tornar referência no mercado, gerar leads qualificados, fidelizar clientes, melhorar o sistema de atendimento ao cliente, prospectar, recuperar consumidores perdidos, etc…

A partir desses objetivos, faça um esquema pensando em qual estratégia será mais eficaz para chegar até a meta final. Além disso, você pode ir mensurando resultados enquanto trilha o caminho, o que te dará um panorama do que está indo bem e o que precisa ser ajustado.

 

Estabeleça um cronograma

Depois de pensar nos objetivos, organize-se para conquistá-los. Estabeleça, primeiramente, quais serão as estratégias utilizadas. Depois, faça um cronograma para distribuir em qual fase cada uma será usada.  A partir dessa divisão, fica mais fácil estar presente na cabeça do consumidor sem ser repetitivo.

No caso da Maxitrans, o objetivo era promover um engajamento entre a marca e o público-alvo da empresa. Sendo assim, o cronograma desenvolvido foi de: 1 blog post semanal; 2 posts semanais no Facebook e Linkedin; 3 e-mails marketing mensais. Caso não houvesse essa organização, poderia ocorrer de em uma semana haver 5 posts e em outra nenhuma, por exemplo.

 

Aposte no marketing digital

O mercado de logística ainda tem um caráter muito offline. Isto é, muitas vezes há pouco ou nenhum investimento em tecnologias digitais por parte das transportadoras . Contudo, embora o mercado ainda não tenha se tornado digital, não significa que o consumidor não seja.

Independente se a sua transportadora tem um modelo de negócio B2B ou B2C, se adequar a era digital será um diferencial e você estará a frente de outras transportadoras concorrentes. No caso da Maxitrans, por exemplo, todo o resultado obtido foi orgânico (sem mídias pagas), através de conteúdos para o blog, redes sociais e campanhas de email.

 

Inbound a seu favor

Como o setor de logística se trata de um mercado de nicho, o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado para atrair pessoas interessadas no seu serviço. Para ser bem sucedido nessa estratégia, é preciso criar conteúdos de valor voltados para o seu público alvo-específico.

A intenção é disponibilizar materiais diferenciados e inteligentes, e para isso, você pode utilizar diversos formatos: vídeos, mídias sociais, blogs, e-books…. o interessante dessa estratégia de marketing é que o cliente é quem acha você, não o contrário!

 

Quer saber mais sobre o marketing para transportadoras?

 

Agora que você já percebeu tudo que a presença digital pode fazer pela sua empresa, talvez você queira se aprofundar um pouco mais sobre assunto. Então baixe o material criado pela Logo Logistics Marketing! Em uma leitura rápida, você irá aprender todos os aspectos que precisam ser considerados ao desenvolver uma estratégia de marketing digital:



Luiza Lima

Luiza Lima sempre gostou de escrever e de se comunicar. Movida por essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplica-las no mercado, principalmente o de logística.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.