Supply chain management para empresas de logística

supply chain management

Você sabe o que significa supply chain management (em português, gestão da cadeia de suprimentos)? Em termos gerais, pode ser definido como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos no processo de transportar produtos ou serviços de fornecedores para clientes. Portanto, gerenciar essa estrutura com eficiência é uma boa maneira de garantir um resultado final eficaz.

Bom, mas qual é a importância do supply chain management para agentes de carga? Na verdade, é muito grande! A cadeia logística engloba todas as etapas, desde o fornecimento da linha de produção até o momento em que o produto final chega ao mercado consumidor. Então, para entender e otimizar esse processo, é essencial que um agente de carga forneça um bom serviço. É exatamente sobre isso que falaremos neste post.

Supply chain management – o que os agentes de carga precisam saber

Para entender como funciona o supply chain management , primeiro você precisa conhecer todas as suas fases. Normalmente, uma cadeia logística é composta das seguintes etapas:

  • Planejamento de suprimentos;
  • Planejamento de demanda;
  • ERP;
  • Fabricação;
  • Gestão de inventário;
  • Fase de logística;
  • KPI’s para melhoria contínua.

A cadeia de suprimentos nos negócios de agentes de carga, geralmente, envolve operações desenvolvidas de maneira mais específica, voltadas apenas para a fase de logística (transporte, armazenagem e logística reversa).

Portanto, gerenciar essa cadeia envolve administrar o fluxo de mercadorias, finanças, serviços e informações que compõem uma cadeia logística integrada.

Como isso funciona na prática?

As técnicas podem variar dependendo do tamanho da cadeia de suprimentos, tipo de produto, modal de transporte ou origem / destino da carga. Mas, o processo sempre visa alinhar todas as etapas entre o transporte de pedidos de fornecedores para o fabricante e de lá para centros de distribuição ou clientes finais.

Veja algumas etapas gerais que podem ser listadas como parte da cadeia pela qual o agente de carga poderia ser responsável:

  • Encontrar os melhores fornecedores de matérias-primas
  • Encomendar cargas
  • Armazenar mercadorias
  • Entregar os produtos
  • Receber feedback dos clientes e melhorar processos

Tecnologia no supply chain management

As informações sobre os processos devem estar no centro de qualquer cadeia de suprimentos. Por meio de algumas ferramentas tecnológicas (software especializado, por exemplo), a comunicação de toda a rede pode ser melhor organizada, o que beneficia o alinhamento entre todos os envolvidos em uma operação. Isso facilita o controle do processo e a emissão de relatórios, o que leva a uma maior confiabilidade, agilidade e eficiência.

Portanto, a tecnologia é o futuro da cadeia de suprimentos. Afinal, empresas que já adotaram uma abordagem tecnológica obrigarão outras a se adaptarem às realidades digitais para se manterem competitivas. Um modelo operacional digital tem tudo a ver com a implementação de recursos nas camadas organizacionais de governança, processos, gerenciamento e desempenho de dados e TI.

Marketing de logística + gestão da cadeia de suprimentos = bons resultados

Ter um bom sistema operacional e gerenciar uma boa cadeia é, com certeza, uma das principais etapas para manter seu cliente satisfeito. No entanto, existem outras estratégias muito eficazes, especialmente quando se trata de atrair e reter clientes a longo prazo, o que só pode ser feito com a ajuda de uma campanha de marketing eficaz.

A LoGo possui uma equipe de profissionais especializados no desenvolvimento de soluções de marketing para empresas de logística. Estamos prontos para alinhar todas as suas necessidades com seus objetivos em busca de resultados satisfatórios para o seu negócio. Ficou interessado?

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você em breve!

Luiza Lima

Luiza Lima sempre gostou de escrever e de se comunicar. Movida por essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplica-las no mercado, principalmente o de logística.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.