Quais os tipos de kpis logisticos para controlar seus lucros?

tipos de kpis logisticos

Você sabe o que é KPI? É a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de desempenho.  Mas a questão é: será que você sabe usar essa ferramenta de maneira satisfatória? Exatamente pensando nisso, vamos auxilia-lo através de uma lista com os tipos de kpis logisticos necessários para que você controle o lucro da sua empresa.

Os KPI’s são usados como uma ferramenta para medir os processos de uma companhia e colaborar para que a mesma alcance suas metas. Por isso, para se obter um gerenciamento logistico eficaz é preciso monitorar e avaliar continuamente todas as métricas de maneira completa. Através da lista abaixo, você poderá conhecer melhor como essa estratégia funciona e aplicá-la no dia a dia da sua empresa.

 

8 melhores tipos de KPIs logísticos para gerenciar seu lucro

 

 

1 – Giro de estoque

 

Esse KPI calcula a quantidade de vezes que o estoque da sua empresa foi utilizado em um determinado período de tempo.

Através desse KPI, é possível avaliar dados como: a aceitação do produto pelo seu target, como os produtos são administrados e o controle de estoque (caracterizado pela diferença entre o que consta no seu sistema e o que realmente está acontecendo no seu estoque físico).

É possível também medir o nível médio de estoque, o que te dará um panorama de tempo em que será possível operar com o estoque atual.

 

 

2- Nível de serviço

 

Esse KPI é responsável por mensurar a qualidade do serviço de entrega prestado pela transportadora. Através dele, pode-se observar o percentual de entregas feito no prazo dentro do total de envios realizados naquele período.

Ao utilizar esse KPI, a empresa fica a par de quais regiões e prestadores de serviço obtiveram mais problemas nas entregas. Assim, fica mais fácil monitorar e solucionar esses problemas. Afinal, quem trabalha no setor de logística sabe que prazo e qualidade nos transportes são essenciais para o sucesso da empresa.

 

 

3- Custo de logística

 

Pensando em controle de lucro, esse é com certeza um dos tipos de kpis logísticos mais importantes, tendo em vista que através dele é possível controlar os prejuízos no faturamento, bem como monitorar estratégias para a redução dos custos. Você pode utiliza-lo também focando em algum gasto preciso de interesse, por exemplo: custo de frete por cliente, custo de frete por produto, custo de extravios, etc…

 

 

4- Tempo médio de vida do produto

 

Esse KPI é responsável pelo monitoramento de todo o percurso do produto: desde a sua ordem até a entrega final. Por isso, ele é essencial para o monitoramento de quais etapas tiveram maior dificuldade de execução e quais delas precisam ser melhoradas para não comprometer o prazo.

 

 

5- Índice de atendimento

 

O Índice de atendimento é o KPI da oferta e procura. Em outras palavras, ele cruza os dados do estoque com a procura da empresa e monitora se há alguma discordância: seja de falta ou de excesso. A partir desses dados, a companhia pode ajustar-se para que o estoque esteja sempre de acordo com o mercado, evitando desperdícios ou aumentando o índice de vendas.

 

 

6- Índice de ocorrências

 

Esse indicador refere-se aos eventos não planejados que aconteceram durante o percurso do produto. Isso envolve extravio, acidente, devolução, trocas…. É preciso monitorar todo e qualquer impencilho que tenha acorrido, porque provavelmente esses fatos afetarão a receita final do serviço. Por isso, ao observar esse KPI de perto, se torna possível identificar quais motivos geraram essas complicações, quais são as mais recorrentes e, finalmente, como soluciona-las.

 

 

7) Alcance da mídia social e engajamento

 

Você provavelmente deve ter uma mídia social para divulgar seus serviços e conteúdos, certo? Esses canais também são uma ferramenta de interação e relacionamento com seus clientes atuais e potenciais. Pensando nisso, esse indicador é fundamental para medir como está indo o marketing digital da sua empresa: através dele monitora-se o número de seguidores e a relevância deles em relação ao seu público alvo.

É possível acompanhar também o engajamento através de métricas que determinam as conversões de leads e o trafégo gerado para o seu site proveniente de suas mídias sociais.

 

 

8) Vendas

 

Esse é um dos KPIs mais importantes de qualquer empresa, seja ela de logística ou de qualquer outro ramo. Isso porque ele é responsável por mensurar o efeito das ações de marketing no crescimento de vendas através de  indicadores para o planejamento estratégico. A partir desses dados é possível identificar, por exemplo, tendências de crescimento do mercado.

 

 

Gostou do nosso conteúdo sobre tipos de KPIs logísticos?

 

Nós, da LoGo, temos o objetivo de te auxiliar para que você tenha sucesso no segmento de logísticas. Para isso, nos atualizamos constantemente para trazer sempre os melhores conteúdos do ramo para você.

No post de hoje trouxemos os KPIs mais importantes no controle de lucro da sua empresa. Como você deve ter percebido, eles se encaixam tanto na categoria de vendas quanto na de marketing, já que essas duas estratégias andam juntas para gerar resultados satisfatórios.

Pensando nisso, desenvolvemos um e-book sobre inboud marketing logístico, um guia completo para gerar engajamento entre a sua empresa e o seu público alvo.

 

Para baixá-lo gratuitamente preencha o formulário abaixo:

Luiza Lima

Luiza Lima sempre gostou de escrever e de se comunicar. Movida por essas paixões, se formou em Publicidade e Propaganda, mas não parou por aí. Agora, cursa jornalismo, com o objetivo de construir conteúdos cada vez melhores. Curiosa e determinada, Luiza busca constantemente se atualizar para compreender as transformações do mundo e aplica-las no mercado, principalmente o de logística.

Quer receber notícias de marketing para logística?

Coloque seu melhor e-mail abaixo e aproveite as novidades em primeira mão.